Para quem não tem o conhecimento, a tela resistiva detecta a posição do
Já a tela capacitiva possui características diferentes, pois funciona com o conceito dos capacitores.
Leia também:
Capacitores? o que é isso?
Capacitores são componentes eletrônicos capazes de armazenar energia.
Mas isso na verdade não seria uma pilha ou bateria?
Não, visto que capacitores armazenam energia e são capazes de descarregá-las em segundos ou frações de segundos, enquanto as pilhas ou baterias descarregam em minutos ou horas. As baterias através de reações químicas geram elétrons, sem falar que todas as pilhas e baterias possuem polos (+ e -) diferentemente dos capacitores.
Telas capacitivas funcionam com o conceito de capacitores, ou seja, armazenando energia. Ao tocar o “sensor capacitivo”, entre aspas, pois na verdade é constituído de uma retícula de micro fios laminados entre duas camadas de vidro, o conceito de capacitância é colocado em prática e a
localização do toque é calculada em função da alteração das características elétricas no sensor.
Recapitulando, com o toque há uma modificação nas características elétricas do sensor e temos a posição na tela, simples não ?
Este sensor pode até mesmo ser montado por traz de uma instalação de vidro de segurança de até 18 mm.
Mas como eu disse: a tecnologia avança e rápido [ Graças a teoria do bendito Moore]. E a evolução tende a às de Ecrã Táctil.
Ecrã multi-táctil
“Um ecrã multi-táctil reconhece múltiplos pontos de interação simultâneos, frequentemente incluindo também a pressão de cada um independentemente, assim como a posição. Isso permite gestos e interação através de vários dedos ou mãos,
Como conclusão temos que a tecnologia está ai e que temos que tanto acompanhá-la como decifrá-la, ou se quizer fique para trás e seja um simples usuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário