Será que agora é a hora de formatar seu computador? Será que essa é a única saída? Há outras soluções?
Muitos  técnicos indicam a formatação em caso de erros de sistema. Basta uma  única tela azul e ele diz: "Vamos ter que levar seu computador e  formatar". O preço? Uma facada. Mas será que um erro já é uma razão para  formatação?
O que a formatação faz?
Quando  um disco rígido é formatado (usando a formatação padrão), ele é  preparado para receber novos dados do novo sistema operacional. Um novo  sistema de arquivos é gravado. A formatação apaga todos os dados da sua  máquina, incluindo o antigo sistema operacional, fazendo você perder  seus arquivos, por isso é muito importante que você salve seus dados  pessoais antes de formatar.
Por que os técnicos recomendam a formatação com tanta ênfase?
Durante  a formatação, os dados de todo o disco rígido são apagados. O sistema  operacional também. Isso quer dizer que todos os programas, dados e  configurações são apagados e regravados de acordo com sua instalação. O  que quer dizer que toda a configuração errada também será apagada e  regravada corretamente. Como nem sempre é fácil descobrir problemas de  configuração, a formatação é altamente recomendada por vários técnicos.
Os problemas mais comuns que levam á formatação:
- Travamentos e instabilidades do sistema operacional;
- Grande espera no carregamento de software;
- Corrompimento de arquivos de sistema;
- Uso ilegal ou ataques de vírus;
Esses problemas podem ser resolvidos sem necessidade de formatação?
Na  maioria dos casos, uma manutenção corretiva pode resolver o problema  sem a necessidade de formatação. São coisas que você mesmo pode tentar.  Mas caso o problema não seja resolvido, é hora de formatar.
Resolvendo os problemas:
Travamentos e instabilidades do sistema operacional.
Um antigo tutorial foi escrito nesse site de modo a solucionar esse tipo de problema. Clique aqui e o leia.
Grande espera no carregamento de software.
No mesmo tutorial, há programas que fazem uma limpeza e desfragmentação. Clique aqui para ler.
Corrompimento de arquivos de sistema.
Ás  vezes você instala um novo programa ou dispositivo e o Windows sequer  liga ou mostra uma tela azul de erro. Há três métodos que podem resolver  o problema. Siga as etapas abaixo.
1º. Usando a Restauração do Sistema (Mesclado com Modo de segurança) (Apenas para usuários do Windows ME/2000/XP/Vista/7):
- Antes de o Windows carregar, aperte F8.
- Selecione modo seguro.
- Após o sistema carregar, feche a janela e inicial e entre na Restauração do Sistema (Iniciar > [Todos os] programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema)
- Siga as instruções na tela.
2.º Usando o Modo de segurança
Para usuários do Windows:
- Antes de o Windows carregar, aperte F8.
- Selecione "modo seguro" ou "modo de segurança".
- Espere o carregamento do sistema e desinstale qualquer programa ou reinstale os drivers do dispositivo que você instalou recentemente.
- Reinicie o computador.
Para usuários do Ubuntu:
- Após o carregamento do Grub, selecione o recovery mode. Ou então, use um kernel diferente (disponível para 8.04 e 8.10).
- Após o carregamento do sistema, dê uma olhada nos pacotes recém-instalados (use o Synaptic) e os drivers de dispositivo.
Caso  isso não funcione, você pode tentar reparar os arquivos de sistema. Mas  para isso você precisa do CD de instalação. Se tiver, coloque-o na  unidade e inicie o computador, seguindo as instruções na tela para  reparar seu sistema.
Ataque de vírus:
No mesmo tutorial de antes, você acha opções excelentes de programas anti-vírus para baixar. Clique aqui para ler o artigo.
É  claro que certos problemas dão muita dor de cabeça e no bolso. Mas você  pode tentar usar soluções ao seu alcanlce. Se não funcionar, o jeito é  formatar.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário