Porém o mais importante se chama Sistema Operacional ou Operating System (SO ou OS respectivamente). Ele é responsável por gerenciar os recursos dos computadores e fornecer a base sobre a qual os aplicativos serão escritos.
Os sistemas operacionais são a interface pela qual o usuário se comunica com o computador através de entradas e saídas. Interface seria o meio comunicador entre o usuário e a máquina, aquele que faz a ponte entre essas duas entidades. Entradas podem ser feitas usando mouses e teclados, e as saídas por meio dos monitores e de impressoras, sendo esses os exemplos mais básicos.
Os sistemas operacionais também, como foi dito, podem ser os gerentes de recursos do computador. O sistema operacional aloca memória para a aplicação, gerencia o processo dando prioridade àqueles mais importantes, gerencia os hardwares do computador alocando-os para os vários processos que estão concorrendo pelo seu uso.
Demonstrativo simples da função do S.O.
Alguns sistemas tentam unir as duas coisas. Mais a frente falaremos dos sistemas operacionais montados sobre o Kernel Linux.
Demonstrativo de funções de um S.O. (visão Linux)
Detalhes de Sistemas Operacionais e seus fabricantes já foram citados em posts anteriores juntamente com seus fabricantes. Segue alguns dos principais sistemas existentes:
- Gnu/Linux Slackware
- Gnu/Linux Debian
- Gnu/Linux Red Hat
- Gnu/Linux Ubuntu
- Gnu/Linux Mandriva
- Gnu/Linux Kurumin
- Gnu/Linux Gentoo
- Gnu/Linux SuSE
- Solaris
- Open Solaris
- Windows 95
- Windows 98
- Windows Millenium
- Windows 2000
- Windows NT
- Windows XP
- Windows Vista
- Apple 2
- Apple Machintosh
- FreeBSD
- Pc-BSD
- OpenBSD
- NetBSD
- DragonFly
Nenhum comentário:
Postar um comentário