Atenção

Blog em construção... Se tiver sugestões, serão bem vindas !!!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Windows 7: Habilitando recursos opcionais, TFTP e Telnet

Olá, caríssimos leitores. Sei que temos dado uma reduzida no ritmo das postagens, mas gostaria de lembrá-los que aqui o que importa não é a quantidade, mas sim a qualidade oriunda do nosso fluxo de criatividade.
Desculpas à parte, vamos ao que interessa! Nestas últimas semanas eu andei tendo dor de cabeça com uma conexão de internet xDSL, cuja lentidão era enorme e eu não conseguia achar o problema! Cabeamento externo da operadora? Modem? Enfim…entre uns e outros problemas eu fuçava na internet buscando a solução.

Daí que eu pensei em fazer o upgrade do firmware do modem via um comando DOS chamado TFTP ou configurá-lo via Telnet. Menos conhecido que o Telnet, o TFTP pode ser usado para salvar ou "upar" a imagem do firmware de um equipamento de rede pela simples sintaxe abaixo:
tftp -i ip_do_equipamento get TEimage.bin (para salvar)
tftp -i ip_do_equipamento put TEimage.bin (para "upar")
Tá, e daí? Qual é o mistério?
Daí que utilizando o Windows 7 eu não conseguia de modo algum  executar o comando, com o prompt do DOS retornando com a mensagem de que não era possível encontrar o comando ‘telnet’ e muito menos o ‘tftp’.
Então, após mais uma pesquisada, encontrei um painel de recursos opcionais do Windows que pode ser chamado pelo comando "optionalfeatures" (sem as aspas, é claro!).
Basta clicar em Iniciar e digitar na caixa de busca do menu o comando acima e irá abrir um painel com caixas de marcação e seus respectivos recursos já habilitados ou não. Veja a figura 1
Figura 1
No painel você poderá encontrar recursos como "Cliente Telnet", "Cliente TFP" e vários outros, conforme a figura 2:
Figura 2
Bem, espero que isso ajude, pois isso me livrou do sufoco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário