Atenção

Blog em construção... Se tiver sugestões, serão bem vindas !!!

sábado, 20 de novembro de 2010

Linux para iniciantes

Quem precisa deste artigo?

Você acabou de adquirir o Linux de alguma forma (CD, net, etc) e precisa saber o que fazer agora? É usuário de outros sistemas, mas quer aprender a usar o Linux? Então este artigo será de grande ajuda.

Veremos os principais comandos do Linux e alguns comandos mais avançados. Aplicativos muito úteis também serão abordados e como adquirir tais programas. Usamos o Debian/Ubuntu como uso pessoal, mas qualquer distribuição será funcional com as instruções dadas aqui.

Vamos supor algumas coisas durante este artigo:
  • Esperamos que você tenha os conhecimentos básicos no uso de computadores pessoais;
  • Obviamente deve possuir uma distribuição Linux para seu uso;
  • Crie uma conta normal para uso no Linux (não use como super-usuário);
  • E tenha paciência, afinal nem tudo se aprende em um dia.

Também não é necessário ter medo de errar. Faça backups (cópias dos dados) de seus arquivos importantes e divirta-se! Se complicar as coisas ou tudo "parar de funcionar", ainda assim estamos longe de grandes problemas: basta reinstalar as coisas e recomeçar.

Sugerimos que leia o artigo enquanto tiver tempo para usar na prática o que será dito aqui. Afinal, é com o uso que a aprendizagem será consolidada.

Para começar nossa viagem, saiba como tudo começou.

Um pouco de História

Na início da década de 70, fruto de necessidade original dos Laboratórios Bell, surgiu um sistema operacional chamado UNIX. Em 1973, após o surgimento da linguagem de programação "C", o UNIX foi reescrito nessa linguagem. Logo, embora sem tanta empolgação no campo acadêmico, ganhou força no mundo dos negócios.

Já o Linux foi escrito por Linus Torvalds, e muitas são as pessoas que vêm colaborando com o seu desenvolvimento desde então. Está sob a licença de uso da GNU General Public License (GPL). Esta é uma licença escrita pela Free Software Foundation (FSF). Falando em termos simples, você tem o direito de cobrar o quanto quiser por sua cópia, mas não pode impedir a outra pessoa de distribuir gratuitamente. A licença também diz que qualquer um que modificar o programa também deve lançar esta sua versão sob a mesma licença.

Graças à legião de colaboradores ao redor do mundo, os bugs que porventura surgem no Linux são rapidamente eliminados. Pessoas de todas as áreas colaboram, algumas com larga experiência em programação e hardware.

Saiba que há softwares comerciais para Linux. Em grande parte, são programas que já existem para o ambiente Windows migrando para o Linux.

"Tudo" sendo dito, vamos por a mão na massa.


Páginas do artigo
   1. Quem precisa deste artigo?
   2. Dando início
   3. O terminal
   4. Organizando as coisas

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Nenhum comentário:

Postar um comentário